
O que você sente e espera de um filme sobre a Nascar? Na maioria dos casos o telespectador pode nem saber do que se trata, em outros casos, pode pensar que é somente diversos carros correndo desenfreadamente em uma pista oval.
Sinopse
Cole Trickle é um ambicioso piloto que quer vencer o campeonato a qualquer custo e convence um ex-campeão a construir um carro à altura de suas habilidades. No entanto, um acidente quase coloca tudo a perder.
Crítica
Na maioria dos casos é, mas a NASCAR em si é o segundo esporte profissional, apenas atrás da NFL em termos de telespectadores e fãs nos Estados Unidos. Internacionalmente, suas corridas são transmitidas pela televisão em mais de 150 países.
Só isso, você já imagina como poderia ser um filme desse universo, ainda mais juntando o grandioso diretor Tony Scott (Top Gun), o astro do cinema Tom Cruise (Missão Impossível), um dos maiores atores do cinema americano Robert Duvall (O Poderoso Chefão) e a atriz que até hoje é sinônimo de sucesso em tudo que se envolve Nicole Kidman (Os Outros).
Esse conjunto consegue transmitir de forma clara como é o universo NASCAR, toda a força, todo o esforço, todo dinheiro envolvido nesse mundo é muito grandioso para qualquer pensamento anterior ao assistir o filme.
Mesmo que você não goste de carros, ou não entenda, tal qual personagem de Cruise no filme, Cole Trickle, você se sente dentro do filme, da historia envolvente e logo esta torcendo para que tudo saia da melhor forma possível. Mas nem tudo são vitorias na historia e isso também é contado como uma forma totalmente clara ao telespectador, mostrando como o mundo NASCAR quando um acidente acontece, o pior possível pode acontecer a aqueles pilotos e que toda corrida que participam pode ser a ultima que eles entram no jogo.
Com tudo isso, após muito drama, felicidade e um típico filme dos anos 90 com muita musica e uma trilha sonora feita por Hans Zimmer, Tony Scott consegue fazer com que todo espectador, mesmo que não seja americano, se apaixonar e querer mais do universo NASCAR.
"Um filme bem feito, do qual não vimos com frequência nos últimos anos..."
Veredito Final
O filme é um grande sucesso. Ele consegue, de maneira eficaz, desmistificar o mundo da NASCAR e transformá-lo em uma história cinematográfica universal e emocionante. Ao abordar temas de superação, risco e paixão de forma clara e envolvente, a produção se destaca como um exemplo raro de filme que transcende o nicho esportivo para se tornar uma experiência de entretenimento completa.
Prós:
- Eficácia: O filme consegue capturar a essência da NASCAR e a transforma em um drama humano e envolvente.
- Excelência: A união de um diretor visionário, um elenco estelar e uma trilha sonora marcante resulta em uma experiência cinematográfica rica e memorável.
- Apelo Universal: O filme consegue ir além do público de nicho do automobilismo, cativando até mesmo quem não é fã de carros.
Contras:
- Lamento Atual: A única ressalva é um lamento sobre a indústria cinematográfica de hoje, que raramente produz filmes tão bem executados e cativantes.
Nossa Avaliação

Dias de Trovão (Days of Thunder) - EUA, 1990
- Data de lançamento: 27 de junho de 1990
- Diretor: Tony Scott
- Duração: 1h 47m
- Elenco: Tom Cruise, Robert Duvall, Randy Quaid, Nicole Kidman, Michael Rooker, John C. Reilly, Cary Elwes